top of page
Search

A Conjunção de Saturno e Netuno em Áries em 2025 e 2026


A conjunção de dois planetas lentos sempre é motivo de atenção para os astrólogos, pois se trata de um evento que pode levar muitos anos para ocorrer novamente. A última conjunção desses dois astros ocorreu em 1989, no signo de Capricórnio, e a última conjunção no signo de Áries aconteceu em 1881 e 1882. Nos próximos dois anos, portanto, viveremos um momento astrológico muito significativo.


Áries é um signo de fogo cardinal, o que representa a vida em movimento e o início de tudo. Sob uma perspectiva positiva, este signo representa a iniciativa, a coragem, a assertividade, os novos começos e o pioneirismo. No entanto, sua outra face relaciona-se à agressividade, o egocentrismo, à violência e à impaciência.


Netuno é um planeta geracional, porque permanece em cada signo do zodíaco cerca de 12 a 14 anos. Suas propriedade deixam uma marca importante em cada ciclo e também registros na história. Netuno representa o impulso espiritual, os sonhos, a capadidade criativa, o idealismo, mas também nos deixa suscetíveis as fantasias, aos delírios e enganos e as diversas formas de fuga da realidade.


Durante o trânsito de Netuno em Áries, a humanidade é convocada a aplicar a espiritualidade na prática, por meio de atitudes individuais, isto é, nossas ações devem estar alinhadas com as nossas crenças. Outra possibilidade, durante este período, é o surgimento de uma nova onda de espiritualidade, novos grupos espirituais, novas práticas e novas terapias holísticas. A tendência é que apareçam pessoas ou líderes espirituais com ideais e um senso de missão.


Por outro lado, dada a natureza nebulosa de Netuno, podem surgir pessoas com a intenção de ludibriar utilizando o caminho espiritual ou uma falsa fraternidade. É preciso, portanto, estar atento a enganos e a falta de clareza. É possível que ocorram muitas frustrações e decepções durante esse trânsito.


Ao combinarmos as características do signo com as qualidades ou simbolismos que o planeta representa, podemos concluir que temos: o idealismo de Netuno + o espírito combativo de Áries. Essa combinação caminha por uma linha muito tênue entre algo positivo e algo negativo, pois facilmente a humanidade pode querer impor valores espirituais com base no egoísmo (só a minha religião é válida) ou querer impor um ideal através da violência.


Saturno, por sua vez, está relacionado com as estruturas, os limites, a realidade, os governos, mas também com os cortes, as restrições, o pessimismo e o tempo que as coisas levam para serem construídas, ou seja, os possíveis atrasos e demoras.


Quando em Áries, Saturno, colocará um freio em nossas ações; ele impulsiona a humanidade a ir atrás dos seus objetivos com coragem, mas com senso de responsabilidade, de modo a transformar a agressividade ariana em força assertiva. Considero que essa dose extra de prudência para limitar a energia do guerreiro será uma função valiosa de Saturno em 2025 e 2026.


O ancião do zodíaco, como é conhecido, costuma ensinar preciosas lições, porém, frequentemente por meio de desafios. Saturno traz grandes oportunidades de crescimento, tendo em vista que ao aprendermos a lidar com as frustrações e restrições impostas, nós nos fortalecemos e nos tornamos mais preparados para compreender os eventos da vida humana.


Para aqueles que tiverem uma certa resistência com a energia deste planeta, ao invés de amadurecimento, encontrarão o pessimismo, o medo, a desconfiança e a paralisação. Saturno em Áries nos submeterá a frequentes testes para aprendermos a confiar em nós mesmos e nos autoafirmarmos, vencendo eventuais inseguranças. Em outras palavras, haverá uma cobrança de independência.


Ao combinarmos as características do signo com as qualidades ou simbolismos que o planeta representa, podemos concluir que temos: a estruturação de Saturno + a liderança de Áries. Neste posicionamento, poderemos observar um crescimento do encorajamento para uma nova aboradagem política e uma provável reestruturação de lideranças. Durante todo o trânsito planetário, a impulsividade ariana esbarrará no senso de responsabilidade imposto por Saturno e suas possíveis consequências.


Em resumo, Saturno e Netuno transformarão a consciência coletiva, “cortando e dissolvendo” fantasias e ilusões, tudo o que não for sólido e verdadeiro, para dar início à reestruturação de uma nova realidade política e social. Se esse processo ocorrerá de forma harmoniosa ou rigorosa, dependerá do grau de consciência da humanidade que estará sob os influxos da energia ariana.


À partir de Junho de 2025 e durante 2026 (especialmente em fevereiro de 2026) poderemos experimentar restrições e a queda de estruturas políticas e religiosas, de modo que, Saturno trará o senso de realidade para tudo aquilo que não é prático e sustentável no longo prazo. Ter um ideal é válido, desde que ele seja aplicável.


A espiritualidade de cada um de nós será colocada em prova: como anda a sua fé? Ela é prática e verdadeira? Ela está firme dentro de você? Você está pronto para aplicá-la? Velhas estruturas tendem a se dissolver, o idealismo encontrará regras e limitações, a autonômia e a independência andarão lado a lado com as obrigações e as responsabilidades.


Vale lembrar que Plutão também ingressará definitivamente em Aquário, trazendo a busca por independência, reformas sociais e aplicação de novas ideias, além de uma possível transformação no uso da tecnologia com propósitos mais elevados.


A energia assertiva de Áries, combinada com a estruturação de Saturno e as aspirações ilimitadas de Netuno, podem refletir um período em que as nações busquem expandir agressivamente as fronteiras, mesmo à custa de conflitos ou restrições.


Para uma análise individual, devemos observar o grau 0 de Áries no mapa natal e a casa em que ele ocupa. Os temas dessa casa astrológica serão impactados com a energia desses dois planetas, ou seja, sonhos e ideais aliados à disciplina e ao senso de responsabilidade. Poderemos agir em direção à novos sonhos e planos com determinação e disciplina.


A nossa maior contribuição com o mundo se dá através da nossa energia, por isso, em tempos desafiadores precisamos manter nossa vibração elevada e não nos tornarmos apoiadores do apocalipse, isto é, não podemos sintonizar com a baixa vibração do medo. Devemos nos tornar observadores conscientes das nossas próprias atitudes, evitando ao máximo o egocentrismo e o individualismo.


Elevamos nossa frequência sempre que escolhemos, com sabedoria e consciência, o que absorver das redes sociais e dos noticiários. Assim, mantemos nossa luz interior acesa, pois onde há um fragmento de luz, a escuridão não se instala.


Por fim, o produto deste encontro cósmico é encararmos a realidade, sem fugas e sem fantasias e, com isso, estaremos aptos a criarmos uma nova realidade individual e coletiva e com a possibilidade de expandirmos bons sentimentos como a compaixão e a fraternidade universal.


Até breve,

Samira Stoiani

bottom of page