Ano Novo Astrológico 2025 – A Expansão é Para Todos?
- samira fernandes
- Mar 17
- 3 min read
"A vida se encolhe ou se expande na proporção da nossa coragem." – Anaïs Nin

No dia 20 de março, ocorre o Ano Novo Astrológico, marcando a entrada do Sol no primeiro signo do zodíaco, Áries, e o início de um novo ciclo de doze meses.
O ano de 2025 é regido por Júpiter, planeta associado à expansão, progresso e crescimento em diversos aspectos da vida. Mas a pergunta que fica é: A expansão de Júpiter é benéfica para todos?
Particularmente, não corroboro a ideia de que um ano possa ser bom ou desafiador para determinadas pessoas com base em seus signos solares, pois acredito que cada ser humano possui um grau de consciência e maturidade que determinará como a energia do planeta será absorvida de maneira individual.
Sendo assim, se todos estamos incluídos no sistema solar, acredito que a melhor forma de integrar a energia deste planeta durante o ano de 2025 é compreendendo como ela se manifesta.
Na visão mitológica, Júpiter era o mais poderoso e adorado entre os deuses. É o pai dos homens e o rei dos deuses. Como deus do relâmpago, representa a inteligência e a verdade. Como deus do raio, está associado à justiça divina.
Na astrologia, Júpiter é conhecido como o “grande benéfico”, pois abre caminhos e revela novas possibilidades. No entanto, também está associado à insatisfação, ao descontentamento e aos excessos, podendo levar ao desperdício de energia.
Júpiter expandirá aquilo que carregamos dentro de nós. Por isso, é importante termos uma visão clara de nossos padrões de pensamento e, consequentemente, das emoções que possam gerar algum tipo de insatisfação. Dessa forma, podemos controlar possíveis excessos.
Se, em 2024, fomos impactados pelos limites impostos por Saturno, em 2025 podemos esbarrar na falta de limite resultante dos excessos de Júpiter. Nesse sentido, Júpiter fará valer as leis, as regras e as normas de conduta moral. Será que precisamos reavaliar os nossos valores como sociedade?
Outro aspecto que podemos trabalhar com a energia de Júpiter é a busca espiritual, alinhando nossas atitudes com nossas crenças e filosofias de vida. A conexão com a espiritualidade e o reconhecimento do divino em cada um de nós e em todas as coisas também representam uma forma de expansão e crescimento proposta pelo grande astro.
Este ano, somos convidados a mergulhar nos aprendizados, no despertar espiritual e na busca de sentido para nossa própria existência. O conhecimento liberta, e as virtudes baseadas em princípios espirituais elevados, livres de egoísmo e idealismo fanático, nos tornam seres humanos mais generosos, fraternos e empáticos.
Nos momentos de dificuldade e ao avançarmos em nossos objetivos pessoais, que possamos nos abastecer da fé e do otimismo de Júpiter, valorizando cada conquista ou passo dado em direção a um propósito maior, sem que a desmotivação, gerada pelo desejo incessante de mais, tome conta e apague o brilho de cada momento.
Que sejamos banhados pela coragem de expandir nossos sonhos e a fronteira do nosso conhecimento, lembrando de sermos flexíveis ao lidar com opiniões e crenças diferentes das nossas. E que nosso maior objetivo seja crescer enquanto seres humanos.
No dia 20 de março, as energias astrais se renovam e, com elas, a possibilidade de nos libertarmos de qualquer negatividade gerada por limites autoimpostos. Ao mudarmos nossa perspectiva ou colocarmos nosso foco no que eleva, em vez daquilo que causa dor ou desconforto, nos alinhamos com a energia da luz e das inúmeras possibilidades que existem para cada um de nós.
Este é um tempo para despertar a coragem de viver de forma mais autêntica e alinhada com nossos valores mais profundos, buscando a verdadeira liberdade interior. Que possamos aproveitar essa energia renovadora para expandir nossos horizontes e transformar cada desafio em uma oportunidade de crescimento.
Desejo a todos um feliz Ano Novo Astrológico.
Até breve,
Samira Stoiani