O planeta Vênus retrograda uma vez a cada dezoito meses e sua retrogradação dura cerca de 40 dias.

Na astrologia, esse planeta, que rege tanto Touro quanto Libra, está associado ao amor, à beleza, à autoestima, às finanças, ao senso de valores, ao impulso social, ao desejo e aos relacionamentos.
A retrogradação de Vênus é iniciada no dia 01 de março, no signo de Áries, e permanece nesse signo até o dia 27 de março, quando então ingressa no signo de Peixes para realizar suas revisões no último signo do zodiaco.
A necessidade principal de Vênus é expressar e experimentar apreciação. Quando posicionado no signo de Áries, o planeta do amor torna-se direto e assertivo em suas vontades e relacionamentos.
A energia ariana é impulsiva, assume riscos e carrega a necessidade de independência e autonômia tanto na forma de amar quanto na relação com as finanças.
Portanto, no período em que Vênus está em Áries, temos a possibilidade de:
- observar se há uma impulsividade nas nossas escolhas amorosas e financeiras, a fim de evitar arrependimentos;
- refletir sobre como o amor é oferecido e recebido em nossas vidas;
- rever a nossa abordagem com relação ao amor e às finanças;
- reajustar nossas relações com os outros, observando se há impaciência;
- avaliar se estamos assumindo os riscos necessários para sermos nós mesmos;
- rever o que de fato valorizamos;
- reajustar o valor que damos à nós mesmos, ou seja, nossa autoestima;
- compreender melhor o sentimento do outro;
- verificar se as nossas vontades estão sendo respeitadas;
- redescobrir a coragem em momentos de decisão;
- garantir que nossas atitudes estão alinhadas com as nossas escolhas.
Ao entrar em contato com nossa força interior, encontramos a coragem necessária para nos curarmos do passado e aperfeiçoarmos nossos relacionamentos, nossas finanças e nosso amor-próprio.
Quando ingressar no signo de Peixes, Vênus assumirá uma roupagem mais compassiva. Em Peixes, amor é prestativo, sensível e gentil. Desta forma, teremos a oportunidade de revisar sentimentos negativos, ilusões amorosas, idealismos financeiros, dependências emocionais e escolhas espirituais.
Poderemos, então, observar se estamos sendo realistas com as nossas escolhas, se há desejos insconscientes, se precisamos perdoar alguém do nosso passado ou uma situação mal resolvida e se há possibilidade de sermos mais generosos e compassivos.
Vênus retrógrado em Peixes pedirá que deixemos para trás o que não serve mais para, então, realizarmos escolhas mais profundas.
Vênus pode trazer questões do passado que precisem de algum tipo de reajuste ou revisão no que diz respeito ao amor, à nossa relação com o outro, às escolhas que fizemos e às finanças. Contudo, essa tendência nem sempre resultará em algo negativo.
Nesse período de retrogradação, Vênus nos possibilita olhar para dentro, revisar os assuntos por ele tratados e, se for o caso, mudar de direção. Ou seja, as retrogradações são grandes oportunidades de crescimento oferecidas pelo Universo, desde que estejamos abertos para vivenciar essa fase.
Até breve,
Samira Stoiani