Search
  • Samira Stoiani

Saturno – O Senhor do Tempo

Chegou o dia de falarmos sobre o ancião dos planetas que para algumas pessoas é visto como sinônimo de experiência, maturidade e sabedoria, mas para outras é visto como o vovô ranzinza do zodiaco, conservador demais, racional demais e muitas vezes pessimista.


Como você tem integrado a energia de Saturno na sua vida?




Saturno também conhecido na mitologia grega como Chronos, é o senhor do tempo que, dentre tantos significados que esta palavra traz, a melhor e mais adequada associação que encontro é com o amadurecimento. Tempo é o começo de um novo ciclo e também o encerramento de outro e, a cada novo ciclo, novas oportunidades, descobertas e responsabilidades. Saturno é, portanto, o planeta que nos ensina sobre a importância de trabalhar duro naquilo que se deseja, ter perseverança, disciplina, comprometimento e noção dos limites.


Muitas vezes mal compreendido, Saturno traz grandes oportunidades de crescimento, tendo em vista que ao aprendermos a lidar com as frustrações e restrições, nós nos fortalecemos e nos tornamos mais preparados para os eventos do cotidiano inerentes a vida humana. Inegavelmente, lidamos de maneira mais natural com o crítico Saturno na maturidade, quando entendemos melhor sobre os limites do que é possível e, consequentemente, aprendemos a digerir as frustrações geradas pelo confronto com realidade da vida.


Quando Saturno não é trabalhado de forma construtiva encontramos no lugar do amadurecimento, a paralização, o pessimismo e o medo. É comum que a pessoa apresente características de desconfiança, controle e conservadorismo excessivo, por esse motivo é importante aprendermos a lidar com os ensinamentos de Saturno de maneira flexível, entendendo nossa responsabilidade, principalmente naquele determinado setor onde Saturno encontra-se posicionado, bem como evoluindo nossa capacidade de superação diante das dificuldades ali apresentadas, uma vez que as lições de Saturno são, em sua maioria, experiências desafiadoras.


Nesse texto quero apresentar a atuação de Saturno em cada casa, mas antes de passarmos para análise das respectivas casas, quero fazer uma breve explanação sobre esse planeta nos signos de acordo com os quatro elementos. As características do signo auxiliam o nativo na organização e no seu processo de amadurecimento, é também na esfera desse signo que poderá viver algumas frustrações e restrições.


Pois bem, quando Saturno está posicionado em um signo do elemento água frequentemente indica um medo de se expressar emocionalmente, há um excesso de rigor na defesa de seus sentimentos mais sensíveis, ou seja, a pessoa com Saturno em signos de água (câncer, escorpião ou peixes) é muito cautelosa na hora de expressar seus sentimentos, pode se sentir engessada, com muitas formalidades e precisa, portanto, de um esforço a mais para não reprimir tanto as suas emoções.


Saturno nos signos de ar (gêmeos, libra ou aquário) indica possível insegurança, rigidez e dificuldades nos relacionamentos interpessoais e/ou na sua capacidade de comunicação. A pessoa com este posicionamento muitas vezes apresenta uma exigência excessiva com relação ao outro, ou seja, costuma ser crítica, de modo que precisa aprender a ser mais flexível. Haja vista que este nativo costuma se preparar muito através de estudos e pesquisas, com o objetivo de se estruturarem e se organizarem, quando não conseguem um bom resultado pode haver algum tipo de frustração.


Já nos signos do elemento terra (touro, virgem ou capricórnio) a disciplina e a organização não são assuntos tão assustadores e de difícil aplicação. Para estes nativos é importante expressar confiança e precisão no seu trabalho cotidiano. Como são signos mais pragmáticos lidam com a frustração e as limitações de forma mais objetiva. O ponto de atenção para estes nativos está com o excesso de rigidez e conservadorismo nos assuntos tratados pela casa onde Saturno está posicionado.


Por fim, quando posicionado em algum dos signos do elemento fogo (áries, leão ou sagitário), se bem canalizada a energia haverá uma boa combinação entre iniciativa e disciplina, fazendo com que estes nativos sejam muito persistentes e saibam batalhar pelo o que desejam. Do contrário, Saturno pode inibir a energia destes signos, fazendo com que o nativo passe a restringir ou a se disciplinar exageradamente na área tocada. Como estão sempre testando seus limites e são mais impulsivos, costumam se frustrar mais do que as outras pessoas quando as coisas não saem conformo o planejado, mas esses desafios estão diretamente relacionados com o seu amadurecimento.


A casa astrológica onde Saturno está localizado pede trabalho constante, disciplina e uma auto observação para que não haja excesso de rigidez. É comum que essa área de nossa vida oscile entre prudência e repressão, portanto, é de extrema importância para obtermos sucesso nos assuntos ali tratados que deixemos a culpa de lado e busquemos a superação de possíveis dificuldades e frustrações.


Passemos a análise de Saturno nas casas:


Casa 1: O nativo de Saturno na casa 1 desde criança se vê obrigado a desenvolver o senso de responsabilidade e aprende a reconhecer a existência de limite. Geralmente são pessoas que demonstram maturidade e uma grande necessidade de serem capazes de construir seu próprio destino e, com isso, podem começar a trabalhar cedo em busca da sua independência. As coisas na sua vida levam tempo, por isso é extremamente importante entenderem o tempo das coisas e desenvolverem a paciência.


Casa 2: Neste posicionamento é preciso aprender uma lição com relação aos valores, sejam pessoais e ou materiais. O dinheiro para este nativo vêm com esforço e disciplina. A pessoa com este posicionamento trata o dinheiro com seriedade, maturidade e sabe que uma vida financeira tranquila pode exigir grandes sacrifícios e esforços. É interessante fazer um controle financeiro, planilha de gastos e se estruturar/organizar sempre nessa área financeira.


Casa 3: O nativo de Saturno na casa 3 é exigente com a fala, de modo que tal comportamento o impede de ser mais leve e espontâneo na sua comunicação. São pessoas que demoram a dar uma opinião, mas quando o fazem não deixam dúvidas do seu posicionamento. Suas ideias podem parecer rígidas, mas sempre são muito bem fundamentadas. No mais, numa primeira impressão podem ser pessoas mais retraídas, levando ao julgamento dos outros de serem antipáticos, distantes ou desinteressados em conhece-los. Caso exista uma timidez excessiva é importante procurar trabalhar esse lado.


Casa 4: Os relacionamentos são encarados como uma experiência desafiadora, mas também estruturadora. O nativo cresce sob o alicerce da maturidade e da responsabilidade. É possível que seus familiares provoquem sentimentos de restrição, experiência que pode ser vivida de forma positiva ou limitadora, dependendo das dificuldades às quais se sente submetido. É preciso que aprenda a superar os receios emocionais, a fim de constituir uma família bem estruturada e ser aquele que passa segurança aos demais familiares.


Casa 5: Busca relacionamentos amorosos firmes e sérios.Para conseguir expressar suas emoções precisa trabalhar a auto-estima e estar seguro de si. Este nativo é cauteloso ao lidar com romance, isso não quer dizer que seja insensível, mas pode viver relacionamentos amorosos com o pé no freio dando a impressão de que fica é uma pessoa fria. No que diz respeito aos filhos, a criação e a educação é sinônimo de responsabilidade. Há muito comprometimento, foco e até mesmo medo de errar. A maternidade proporcionará grandes aprendizados e amadurecimento.


Casa 6: O administrador do trabalho. Extremamente rigoroso, perfeccionista, exigente e autocrítico quer ser o melhor naquilo que faz e por isso dá o melhor de si. Esse rigor lhe custe alguns sacrifícios. Este nativo organiza sua rotina de maneira criteriosa de modo a conseguir cumprir com responsabilidade os compromissos assumidos. Importante estabelecer prioridades e cortar o excesso de atividades, estabelecendo limites para não comprometer sua saúde. O equilíbrio entre o trabalho e a qualidade de vida ganha forma à medida que o tempo passa e a pessoa amadurece.


Casa 7: Geralmente são pessoas exigentes nas relações, mas que se esforçam ao extremo para manter um relacionamento estável e são extremamente comprometidas. Colocam toda sua responsabilidade, foco e comprometimento nesta área da vida. Com a maturidade passam entender que o casamento é construído diariamente, isto é, não é algo que vem pronto. Atenção para não se tornar uma pessoa extremamente rígida com parceiro, bem como limitadora, controladora, mandona e alguém que fala muitos 'nãos'.


Casa 8: Quem tem Saturno na casa das transformações precisa de tempo e maturidade para se sentir seguro emocionalmente e aceitar mudanças. Esse nativo tem uma maior dificuldade para superar e desapegar de situações, pois existe medo e rigidez nessas transições. Permita as transformações da vida e dê espaço ao novo. Seu amadurecimento está associado ao desapego e à capacidade de quebrar tabus.


Casa 9: Saturno nesta casa pode conferir ao nativo certa rigidez com assuntos de expansão, tendo em vista, que este planeta busca segurança e muitas vezes limita e traz medos. Esses bloqueios devem ser dissolvidos e superados e a maturidade será aliada neste sentido. Uma derrota intelectual ou uma viagem que não saiu conforme o planejado pode deixar a pessoa profundamente marcada pela frustração, neste caso, é importante acreditar e persistir nos seus sonhos. Quando Saturno está envolvido, sempre é bom não deixar que uma experiência mal sucedida se cristalize na alma e a impeça de viver com liberdade.


Casa 10: Saturno nesta casa confere características de determinação, esforço para alcançar o que deseja e ambição para sustentá-la nos momentos difíceis. Este nativo sente-se atraído por posições que lhe prometam projeção e reconhecimento, entretanto, também é comum gerar profundas frustrações no caso de não atingir os objetivos traçados. Se estiver tenso, este Saturno traz medos, inseguranças, excesso de rigor, preocupação excessiva com sua imagem social, de modo a limitar seu campo de realização profissional. Nesta caso, somente a maturidade lhe trará sentimentos de autoconfiança e superação quando as coisas não saírem conforme o desejado.


Casa 11: Quem nasceu com Saturno nesta casa encara as necessidades e urgências do outro com seriedade, sejam de amigos próximos ou da sociedade. Apesar de seu comportamento reservado, seus amigos sabem que é alguém confiável, sempre pronto a ajudar e que podem confiar. Entretanto, é preciso aprender ser tolerante com os outros afim de suavizar os relacionamentos.


Casa 12: A pessoa que nasce com esse posicionamento é muito sensível e possui uma forte tendência a se isolar ou a viver com um constante desejo de retrair-se. A tendência a reprimir suas emoções pode estar presente durante um longo período de sua vida, até que perceba que seus medos e inseguranças estão no seu inconsciente e que seus sentimentos precisam ser expressados. É preciso encarar o sofrimento emocional com responsabilidade e maturidade. A busca nessa casa é pelo amadurecimento espiritual.


A melhor expressão e versão de Saturno se dá através do esforço, do trabalho paciente e da autodisciplina. Quando você compreende a força e a fraqueza do Saturno em seu mapa natal, significa que você está se tornando alguém mais consciente de quem você é, das suas limitações, das suas escolhas e também passa assumir as responsabilidades de si próprio.


Te garanto que quando você aprender a superar seus medos e bloqueios as lições de Saturno se tornarão muito mais leves. Viva leve e seja leve!


Espero que esse texto tenha contribuído de alguma maneira para a sua jornada do autoconhecimento.


Até breve,

Samira Stoiani




10 views0 comments

zodiastro.astrologia

@gmail.com

©2019 ZodiAstro Astrologia

"Conheça todas as teorias,

domine todas as técnicas,

mas ao tocar uma alma humana

seja apenas outra alma humana." Carl G. Jung

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now